taça guanabara quem tem mais titulos
ESPECIAL – TAÇA GUANABARA
O Botafogo é Campeão da Taça Guanabara 2015! Um time jovem, recém-formado e com pouco tempo de trabalho, mas com uma dedicação e união que rendeu ao Glorioso a conquista da primeira taça em disputa no ano. Além do título, o Alvinegro segue para as semifinais em dois jogos diante do Fluminense com a vantagem do empate para avançar no Estadual. O primeiro encontro será no sábado, às 18h30, no Maracanã.
Confira o vídeo da Botafogo TV dos bastidores do título!
Uma campanha de superação e muita luta. René Simões montou um time trabalhador, operário e eficiente. Para jogar no Botafogo o atleta tinha que saber trabalhar no "chão de fábrica" do treinador. E a equipe entendeu o recado.
Com 80% de aproveitamento, o Glorioso somou 36 pontos, marcou 31 gols e sofreu apenas 9. Campanha idêntica ao rival Flamengo, que perdeu o título para o Glorioso justamente no confronto direto. Vitória com gol de Tomas por 1 a 0 no Maracanã, em partida válida pela 7ª rodada.
Confira a caminhada alvinegra nas quinze rodadas da Taça Guanabara em fotos e momentos dos jogos!
1ª rodada – Botafogo 1 x 0 Boavista
O Botafogo estreou no Estadual no Estádio de São Januário no jogo em que marcou o reencontro do time com os botafoguenses. Com uma equipe reformulada e ainda carente de entrosamento, o Glorioso venceu o Boavista por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro estreante Roger Carvalho. Um dos destaques da partida foi o goleiro Jefferson, que aplicou uma linda caneta dentro da área e levantou a torcida.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê(Fernandes) e Diego Jardel (Sassá), Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill.
2ª rodada – Volta Redonda 2 x 2 Botafogo
Um jogo de mexer com os nervos. Pimpão e Jardel marcaram para o Botafogo, mas o Alvinegro não tinha marcado apenas duas vezes. Diante de uma arbitragem para se esquecer, o Alvinegro teve dois gols legais anulados, o que mudou o rumo do jogo. Aos 47, gol do Volta Redonda e a confirmação de um "empate" com gosto de derrota.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Sassá) e Gegê (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Tomas) e Bill.
3ª rodada – Botafogo 4 x 0 Bonsucesso
A volta para casa com homenagens ao eterno camisa 6! Com mais de 11 mil presentes, o Botafogo rebatizou seu estádio, merecidamente chamado de Estádio Nilton Santos. Centro das atenções, o maior lateral-esquerdo de todos os tempos foi homenageado dentro e fora de campo. Goleada construída com gols de Diego Jardel, Bill, Carletto e Fernandes. Primeira vitória de uma série de seis jogos até o título.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão (Fernandes), Diego Jardel e Tomas (Gegê); Rodrigo Pimpão e Bill (Sassá).
4ª rodada – Bangu 0 x 3 Botafogo
Partida de fortes emoções para os atacantes alvinegros. Sob forte sol, o Glorioso enfrentou o Bangu em Los Lários, Xerém, e venceu com gols de Bill, que marcou duas vezes, e Jobson, que entrou na partida e marcou seu primeiro gol na temporada. Os destaques negativos foram as lesões de Diego Jardel e Rodrigo Pimpão. Ambos ficaram fora de combate.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas (Fernandes) e Diego Jardel (Sassá), Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill.
5ª rodada – Friburguense 0 x 3 Botafogo
O dia em que a dupla Bill e Jobson engrenou de vez. Um atacante serviu o outro, os dois marcaram e Gegê fechou a conta. 3 a 0 fora de casa e a primeira sequência de vitórias na Taça Guanabara.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas; Jobson (Sassá) e Bill (Murilo).
6ª rodada – Botafogo 2 x 1 Nova Iguaçu
Mais uma vitória no Estádio Nilton Santos! O Nova Iguaçu até saiu na frente do Alvinegro, mas sofreu o empate com um gol contra e a virada no tento de Jobson. Cada vez mais arisco, o atacante cravou seu terceiro gol consecutivo naquela ocasião e caiu de vez nas graças da torcida.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto (Luis Ricardo), Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas (Sassá); Jobson e Bill.
7ª rodada – Botafogo 1 x 0 Flamengo
O jogo do título. O Botafogo enfrentou seu maior rival no dia do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro e presenteou a cidade maravilhosa com a vitória no Maracanã. Gol marcado pelo jovem Tomas, que balançou a rede pela primeira vez com a camisa alvinegra diante do Flamengo. A vitória ganhou peso duplo no fim da Taça Guanabara, já que foi o critério de desempate utilizado para campanhas idênticas dos dois clubes.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho (Giaretta), Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas e Diego Jardel (Sassá); Jobson (Gegê) e Bill.
8ª rodada – Fluminense 3 x 1 Botafogo
Contra o Fluminense o Botafogo conheceu a única derrota na competição. Após abrir o placar com Jobson, o Alvinegro sofreu três gols de Kenedy, Gerson e Fred na boa exibição tricolor. Hora de erguer a cabeça.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Giaretta, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê (Diego Jardel) e Tomas (Sassá); Jobson (Tássio) e Bill.
9ª rodada – Botafogo 3 x 0 Tigres
O Estádio Nilton Santos virou alçapão! Sempre forte com o apoio dos botafoguenses, o time de René Simões conquistou mais três pontos com o gol de Jobson e as pinturas do zagueiro Renan Fonseca e do lateral Gilberto. Ambos marcaram pela primeira vez pelo Botafogo e abriram a porteira com belos gols.
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto; Willian Arão, Fernandes (Dierson), Tomas e Diego Jardel (Gegê); Jobson e Sassá (Tássio).
10ª rodada – Botafogo 3 x 0 Resende
O Botafogo fez mais uma vítima no Estádio Nilton Santos. Desfalcado e com algumas peças novas, o Alvinegro encontrou dificuldades, mas venceu em casa com os gols dos atacantes Tássio, Jobson e Rodrigo Pimpão
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto (Gegê); Dierson, Willian Arão, Diego Jardel e Tomas; Jobson (Sassá) e Tássio (Pimpão).
11ª rodada – Cabofriense 0 x 1 Botafogo
Adversário difícil, gramado alto e o zero a zero no placar. O jogo diante da Cabofriense foi um enrosco para o Botafogo. No lugar de Jefferson, o goleiro Renan operou milagres na meta e coube ao atacante Sassá a missão de sair do banco e marcar o gol da vitória. Três pontos importantes na caminhada alvinegra rumo ao título.
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto; Willian Arão, Fernandes, Tomas (Sassá) e Diego Jardel (Gegê); Tássio (Rodrigo Pimpão) e Jobson.
12ª rodada – Barra Mansa 1 x 1 Botafogo
Sempre no topo da tabela, o Botafogo por pouco não perdeu a liderança diante do Barra Mansa. Com uma atuação abaixo da média, o Glorioso ficou apenas no empate e viu o Flamengo encostar na briga pelo topo. Roger Carvalho fez o gol botafoguense e, Bill, em noite infeliz, perdeu a cobrança de pênalti e a chance da vitória nos minutos finais.
BOTAFOGO: Renan; Fernandes, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Jean (Giaretta); Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Murilo) e Tomas (Gegê); Jobson e Bill.
13ª rodada – Vasco 1 x 1 Botafogo
O empate no clássico tirou pontos do Glorioso e deu a liderança da Taça GB ao Flamengo. O Vasco abriu o placar com Gilberto, mas o Fogão foi atrás do empate e chegou ao gol com Roger Carvalho. A partida foi marcada pela boa estreia de Elvis, jogador que faria o gol do título mais tarde.
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Roger Carvalho (Alisson Brand), Renan Fonseca e Carletto; Diego Giaretta, Willian Arão, Gegê (Elvis) e Tomas; Jobson e Bill (Tássio).
14ª rodada – Botafogo 4 x 1 Madureira
A grande prova de força do Botafogo na sua casa veio diante do Madureira. Campeão da Taça Rio, o Tricolor Suburbano entrou em campo credenciado pelas boas atuações. Abriu o placar com Rodrigo Lindoso, mas viu o Glorioso crescer no segundo tempo, virar e golear com gols de Carletto, Renan Fonseca, Fernandes e Bill. Com o resultado, a briga pelo título ficou para a última rodada.
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Alisson Brand, Renan Fonseca e Carletto; Giaretta, Willian Arão, Tomas (Fernandes) e Elvis; Jobson (Sassá) e Bill.
15ª rodada – Botafogo 1 x 0 Macaé
O jogo do título! O Botafogo precisava vencer o seu jogo e torcer por um tropeço do Flamengo diante do Nova Iguaçu. A vitória alvinegra chegou com o gol de Elvis, seu primeiro pelo clube. No Estádio Moacyrzão, o Nova Iguaçu segurou o ímpeto rubro-negro, empatou em 0 a 0 e assegurou o título ao Botafogo!
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Alisson Brand e Carletto; Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson (Sassá) e Henrique (Bill).
Marcos Silva
- defesa e justiça x botafogo fr rj Com três gols de Juninho, Botafogo vence Vasco no primeiro jogo da final da Copa Rio Sub-20/OPG
- luis fabiano flamengo Fábio Santos e Luís Fabiano elogiam atuação do Botafogo no clássico: ‘Lembrou os bons tempos do ano passado’
- mario bittencourt fluminense Mário Bittencourt fala sobre reestruturação, investimentos por time competitivo e Laranjeiras
- finalista do campeonato carioca Fluminense encara o Vasco em clássico que decide finalista do Carioca Sub-15
- escalação do fluminense contra o são paulo Fluminense escalado para enfrentar o São Paulo
- matheuzinho botafogo Comentarista, sobre Matheuzinho: ‘Botafogo não deveria insistir num jogador que não quer estar no clube. Cria ranço na torcida’
- benfica escudo Rollheiser fecha com o Benfica até 2029 por € 9 milhões, crava jornal português
- goiás e fluminense Brasileirão 2023: Informações de ingressos para Fluminense x Goiás